segunda-feira, julho 07, 2003

Documentário provoca crise entre a BBC e Israel

A notícia já tem uns dias, mas não deixa de ser relevante. Segundo o Diário de Notícias, o Executivo israelita deixará de prestar declarações aos jornalistas da BBC, à excepção das conferências de imprensa do primeiro-ministro, Ariel Sharon.
O motivo deste extremar de posições foi a recente difusão de um documentário na BBC World, sobre o programa nuclear israelita. A "Arma Secreta de Israel", aborda os esforços de desenvolvimento de armas nuclares e, pela primeira vez, mostra imagens de Yehiel Horev, «o guardião dos segredos mais profundos de Israel» no que toca a armamento nuclear.
Mordechai VanunuO DN aproveita para lembrar Mordechai Vanunu, que está a cumprir uma pena de 18 anos de prisão, 11 dos quais em solitária, a que foi condenado por espionagem, em 1986.
"Vanunu, cidadão israelita e técnico na central nuclear de Dimona, deu a conhecer ao mundo, através do jornal Sunday Times, a capacidade nuclear de Israel. Quando a Mossad (serviços secretos israelitas) desconfiou, atraiu-o (de Londres) a Roma, raptou-o, levando-o em segredo para Israel, onde foi julgado à porta fechada. Adoptado pela Aministia Internacional como preso de consciência, Vanunu tem um sonho, cuja concretização lhe é negada pela lei israelita, e que ainda vem dos tempos do Mandato Britânico (anterior a 1948): deixar o país após cumprir a pena".
Link: Visite a página do Grupo 19 sobre Mordechai Vanunu

Sem comentários: