quinta-feira, março 03, 2005

Moçambique: Procurador admite «alguma fragilidade» no respeito direitos humanos

Na LUSA: "Maputo, 03 Mar (Lusa) - O Procurador-Geral da República de Moçambique admitiu hoje "alguma fragilidade" no respeito pelos direitos humanos por parte das autoridades, mas apontou a falta de meios como uma das causas para a situação. "Naturalmente que as fragilidades existem, mas é preciso ter meios e nós somos um país pobre", disse à Agência Lusa Joaquim Madeira, a propósito do relatório do Departamento de Estado norte- americano sobre a situação dos direitos humanos em Moçambique, em 2004. No relatório, divulgado segunda-feira, o Departamento de Estado norte-americano denuncia a "fragilidade" no respeito pelos direitos humanos por parte das instituições governamentais moçambicanas, apontando "várias execuções e agressões físicas contra presos" em diversas cadeias do país. "Não é correcto afirmar que a situação tende a piorar, mas é preciso reconhecer a necessidade de afastar o espírito do deixa-andar, tal como referiu o Presidente da República (Armando Guebuza) no seu discurso de tomada de posse. A polícia tem de fazer esforço e penso que isso será possível, sobretudo agora com o novo ministro", disse Madeira." [notícia completa]

1 comentário:

Tambara Josue disse...

MOCAMBICANOS,MOCAMBICANAS ABRAMOS OS OLHOS!
As Organizacoes Nao Governamentais estao sem duvida utilizar o esforco dos Africanos para atingir os seus objectivos.Hoje em dia, escravidao - aquilo de vir nos levar das nossas terras viajar com xambocos nas costas para EUA ou Europa ja acabou.Mas sim ja acabou, o que restou estrategicamente para que o negro sempre fica o alvo principal de todo sofrimento? Na verdade na verdade, vos digo que se o Africano principalmente o Mocambicano nao abrir os olhos e ser como nosso Samora Moises Machel, chorareimos para sempre. O que realmente esta em jogo hoje e o esforco que o negro tem prestado em termos de trabalhar e as ONGs vem com um bom nome de ajudar - algo que cria uma dependencia num Mocambicano e ja nao consegue fazer mais nada se nao for esperar o salario. Quando fazer algo complementar enquanto estiver a trabalhar, os Chefes destas tal dito ONGs comecam a dizer que o Mocambicano esta roubar dinheiro por tanto ja esta desenvolver.
Vamos ver o salario que um Africano/Mocambicano recebe numa determinada ONGs,,,,miseravel,,,sao migarias!
Quando voce ver o que todos brancos ganham as nossas custas,voce fica enganada! Eles tem uma tabela de subsidio enquanto estao a trabalhar aqui,,por exemplo, um director deles tem um subsidio de US$3,000 por mes e eles dizem que e salario enquanto nao e apenas subsidio.O salario verdadeiro entra numa conta que fica num banco na terra deles.Aqui voce fica pensar,,aha! estamos juntos!

Mocambicanos, precisamente voces no poder vejam o sofrimento nosso aqui no tereino. Americano quer governar todo Mundo. Seraq Deus nao esta ver, seraq e justo?

Mocambicanos, Mocambicanas,agora o Pais e nosso e tudo que nele contem nos pertence.Sem ou com tecnologia, tudo e nosso!VIVA MOCAMBIQUE