terça-feira, maio 03, 2005

Execuções pela polícia de Moçambique continuam - Liga Direitos Humanos

Na LUSA: "Maputo, 03 Mai (Lusa) - A Liga dos Direitos Humanos (LDH) de Moçambique denunciou hoje a persistência de execuções de cidadãos e detenções arbitrárias pela polícia moçambicana, como exemplo de situações que continuam a marcar o quadro dos direitos humanos no país. As acusações fazem parte do terceiro relatório sobre a situação dos direitos humanos em Moçambique, que a LDH irá divulgar oficialmente no próximo dia 05, no qual a organização reporta a prevalência de maus-tratos aos reclusos e o incumprimento dos prazos de prisão preventiva. "No trabalho diário de atendimento aos cidadãos, a Liga tem constatado que a incapacidade e a degradação da autoridade do Estado são factores principais de insegurança, anarquia e de desconfiança, fomentado actos de violência e de injustiça", referiu a organização em nota de imprensa. Por outro lado, o Estado não consegue prover necessidades básicas como a educação, saúde, vias de acesso, comércio e socorrer as populações que se confrontam com graves carências alimentares, acrescenta a LDH." [notícia completa]

2 comentários:

Anónimo disse...

Em Moçambique há um estabelecimento de Ensino Superior da Polícia com cerca de 10 anos. Forma Oficiais de Polícia que não tem espaço para trabalharem, é normal numa esquadra existirem 8 oficiais, penso que mesmo em Portugal onde há duas academias não existem mais de dois Oficiais a trabalhar.

Anónimo disse...

Os problemas de segurança de Moçambique residem essencialmente na prevensão criminal, no trabalho do patrulheiro, que recebe uma miséria. Portanto, faço um apelo a todos moçambicanos para que reflitam acerca da nossa Polícia porque é um problema de todos nós.