quarta-feira, setembro 21, 2005

Simon Wiesenthal: morreu a consciência do Holocausto

No PÚBLICO.PT: "Viveu com a convicção de ter sido escolhido para uma missão: a de não deixar esquecer o horror e a de não deixar os culpados impunes. Só assim conseguiu entender (e suportar) a sua sobrevivência à Shoah, quando tantos outros milhões não foram poupados. O "caçador de nazis" morreu a dormir. Em 1964, o "New York Times" publicou uma história que explica bem os motivos que levaram o arquitecto Simon Wiesenthal a dedicar a sua vida pós-Holocausto a caçar nazis. Durante um jantar em casa de um outro sobrevivente dos campos de extermínio entretanto transformado num bem sucedido joalheiro, o anfitrião perguntou-lhe: "Simon, se tivesses voltado a construir casas, hoje serias um milionário. Por que não o fizeste?" "Tu és um homem religioso", respondeu-lhe Wiesenthal, "Acreditas em Deus e na vida depois da morte. Eu também acredito. Quando chegarmos ao outro mundo e encontrarmos os milhões de judeus que morreram nos campos e eles nos perguntarem "O que é que fizeste?", as respostas serão variadas. Tu vais dizer "Tornei-me um joalheiro", outro vai dizer "Contrabandeei café e cigarros americanos", outro dirá "Construí casas". A minha resposta será: "Eu não me esqueci de vós." [notícia completa]

Sem comentários: