sábado, dezembro 16, 2006

FIM a Guantánamo!

A
Sua Excelência o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
Dr. Alfred Hoffman, Jr.
Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal
Av. das Forças Armadas
1600-081 Lisboa


Excelência

Há quase cinco anos que os primeiros detidos foram transferidos para o campo de detenção da Base Naval dos EUA na Baía de Guantánamo. Mais de 400 continuam detidos indefinidamente, causando sérios prejuízos para eles e para as suas famílias, e danificando a reputação do seu país.

Acredito que a segurança e a justiça efectiva para as vítimas do terrorismo não pode ser alcançada sem o respeito total pelos direitos humanos de todos os detidos e sem a concretização de julgamentos justos para todos os suspeitos de envolvimento em actos de terrorismo.

Cinco anos depois, o campo de detenção de Guantánamo tornou-se um símbolo da injustiça cometida na chamada ?guerra ao terror?, minando a segurança e o respeito pelo cumprimento da lei. Este campo deve ser fechado imediatamente.

Apelo a Vossa Excelência que faça chegar as minhas preocupações ao governo do seu país e para que use da sua influência para tornar o respeito pelos direitos humanos e o cumprimento da lei uma realidade para todos aqueles que se encontram sob custódia norte-americana.

Sem comentários: