sexta-feira, setembro 14, 2007

Amnistia convoca portugueses para Dia de Acção Global pelo Darfur

A Amnistia Internacional Portugal realiza no domingo, 16 de Setembro, várias acções inseridas no Dia de Acção Global por Darfur. No Largo Camões, pelas 18h00, os participantes na acção são convidados a fazer um minuto de barulho por Darfur e a utilizar uma venda nos olhos, como forma de chamar a atenção dos governantes internacionais para a crise humanitária que esta região enfrenta. Acedendo ao site Por Darfur é possível descarregar o "Kit de Campanha por Darfur – 16 de Setembro".

À noite, no Chapitô, a Festa Por Darfur Música, Vídeo, Acção incluirá a exibição de um documentário sobre a situação humanitária no Darfur e a divulgação de temas do CD "Make Some Noise: Save Darfur". Este CD duplo, lançado pela Amnistia Internacional, contém 24 temas de John Lennon, cantados por outras tantas vozes como os U2, Green Day, REM, Lenny Kravitz, Snow Patrol, Ben Harper e Black Eyed Peas, entre muitos outros.

Apesar de ter sido aprovada a Resolução 1769 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que autoriza o destacamento de forças de manutenção de paz para o Darfur, continuam a observar-se atentados à segurança e à liberdade de civis.

Enquanto não se verificar a entrada efectiva desta força de paz na região, a Amnistia Internacional apela para que a comunidade mundial não desvie a atenção do Darfur. Desde o início do conflito no Darfur, em 2003, contam-se 2,1 milhões de refugiados, na sua maioria crianças e jovens, e mais de 200 mil mortos.

Data: 16 de Setembro
Locais: Largo Camões, 18h00; Chapitô, 21h30

Sem comentários: