quarta-feira, setembro 19, 2007

Amnistia Internacional troca armas por brinquedos

A Amnistia Internacional Portugal realiza, dia 22 de Setembro, pelas 15h00, a acção final da campanha "Vamos trocar armas por brinquedos". Em Lisboa, Tomar e S. Martinho do Porto, os brinquedos bélicos recolhidos vão ser trocados por outros, mais didácticos, numa tarde cheia de actividades dirigidas aos mais novos.
Esta iniciativa pretende divulgar, entre pais e crianças, o perigo da disseminação das armas. Os jogos e os brinquedos bélicos promovem uma cultura de violência, com reflexo nos comportamentos do dia-a-dia. A Amnistia Internacional proporciona, desta forma, uma oportunidade para a troca destes brinquedos por outros, que apelem à criatividade e ao entendimento.
Nos últimos meses, a Amnistia Internacional convidou professores a sensibilizarem os alunos para este tema. Para tal, produziu o Guia para Professores As Armas não são Brinquedos, com actividades sobre a não utilização de armas e informações sobre crianças-soldado e violência armada.
Ao longo da tarde de sábado, no Oceanário, realizam-se ainda oficinas de actividades para as crianças que queiram participar, tais como "conta-contos", atelier de desenho, jogos de computador, ou construção de brinquedos.
No dia 21 de Setembro, véspera desta iniciativa, assinala-se o Dia Internacional da Paz e do Cessar-Fogo. As armas matam, em média, todos os anos, mais de meio milhão de pessoas. Em 2003, a Amnistia Internacional, a Oxfam e a International Action Network on Small Arms lançaram uma campanha internacional por um controlo de armas mais rígido e eficiente, de modo a aumentar a segurança das pessoas face à ameaça da violência armada.

Data: 22 de Setembro, 15h00
Local: Lisboa, Parque das Nações (entrada do Oceanário);
S. Martinho do Porto, Largo Friedrich Ulrich;
Tomar, Escola Internacional (Rua Carlos Campeão, nº11)

Sem comentários: