domingo, março 30, 2008

Cartilha ensina ciganos a reclamar seus direitos e conquistar cidadania

Na Agência Brasil: "Rio de Janeiro - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República pretende levar a todos os acampamentos de ciganos do país a cartilha Povo Cigano – o Direito em Suas Mãos, lançada na semana passada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Perly Cipriano, é a primeira publicação que trata dos direitos dessa parcela da população no Brasil. Em entrevista à Agência Brasil, Cipriano disse que a publicação deve ajudar a população cigana a conquistar a cidadania. "Por isso, é importante." [notícia completa]

3 comentários:

cruzeiro disse...

Todo ser humano deve ter os seus direitos garantidos por leis, mas no caso específico dos ciganos é imprescindível que eles primeiramente recebam a cidadania brasileira para que também passem a cumprir com os seus deveres e a pagar pelos seus delitos.
Tenho vizimhos ciganos e posso afirmar que, infelizmente o que dizem de ruim sobre eles é verdade e ainda é pouco. Eles moram em casas muito confortáveis e possuem vários carros caros, mas não trabalham. De onde vem o dinheiro?
Eles não cultivam a terra, não inventam nada, não fabricam nada, nada constroem, nada pesquisam, não estudam e não pagam todos os impostos que pagamos. Enfim, em nada colaboram para o desenvolvimento da humanidade.
Falo com conhecimento de causa porque tenho vizinhos ciganos e acompanho de perto as inúmeras cobranças de vítimas que caíram em seus golpes. Além de explorar pessoas honestas, eles não respeitam nem mesmo os vizinhos. Acordam tarde fazendo a maior bagunça. Berram, xingam, fazem algazarras, fumam e bebem como se estivessem em uma festa eterna e ainda regulam os motores de seus carros para que façam mais barulho e ficam acelerando parados. Parece que tentam competir para ver quem consegue fazer o carro ficar mais barulhento. Só vão dormir de madrugada, quando já estão exaustos de tanta farra.
Discrinados somos nós, que se fizermos o que eles fazem não somos poupados por ninguém.

Anónimo disse...

Quero retificar alguns comentários que fiz no texto anterior por ententer que falaei de forma muito generalizada, sendo que não era a minha intenção ofender aos ciganos de bem. Quando disse que eles não trabalham, quis dizer que não tenho conhecimento de que exerçam ofícios essenciais à sobrevivência humana.
Sei que vendem utensílios domésticos, enxovais e alguns lêem a sorte, o que não deixa de ser trabalhos.
Quando disse que eles não pagam impostos, quis dizer que não tenho conhecimento de que eles pagam imposto de renda e isto eu deveria ter dito de forma afirmativa.
Se disse mais alguma coisa indevida, peço que me perdoem.
Sei que existem ciganos de vários seguimentos e aqueles que moram em acampamentos parecem estar desprovidos de qualquer conforto.
Quanto ao restante, acredito não ter do que me retificar. ATT: cruzeiro

Anónimo disse...

Nova reticação por erro de digitação quando falei sobre pagamento de impostos.
Quis dizer:
"NÃO deveria ter dito isso de forma afirmativa". ATT: CRUZEIRO