sábado, abril 03, 2010

Participe! Para uma Europa Unida

Foi lançada em Portugal uma petição electrónica “Unidos Contra a Pobreza”, dirigida ao Primeiro-ministro José Sócrates e aos restantes líderes da União Europeia, para que cumpram a promessa de acabar com a pobreza extrema e de atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.
Esta petição, promovida pela Campanha do Milénio das Nações Unidas, conta vir a influenciar a agenda do Conselho Europeu no próximo dia 18 de Junho em Madrid, onde se definirá a posição europeia para a Cimeira das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a realizar em Nova Iorque entre 20 e 22 de Setembro.
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que podem ser consultados em detalhe aqui, são um conjunto de oito metas acordadas pelos 189 líderes políticos nas Nações Unidas, em 2000, que previam que bastaria 0,7% do Rendimento Nacional Bruto dos países desenvolvidos até 2015 para a Ajuda Pública ao Desenvolvimento dos países pobres. Agora, a cinco anos da data limite, os objectivos correm o risco de não serem cumpridos, com a pobreza e a fome global a atingirem números recorde. É uma questão de falta de vontade política, que tem que ser alterada.
A petição, apoiada pela Amnistia Internacional, pode ser assinada aqui. O mundo precisa de si! Participe!

Sem comentários: