sábado, novembro 13, 2010

Amnistia Internacional promove Cidades para a Vida - Cidades contra a Pena de Morte



A Amnistia Internacional Portugal está a convidar os municípios portugueses a aderirem à onda mundial Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte, que ocorre no dia 30 de Novembro de cada ano.

Iniciada em 2002, a acção tem vindo a receber anualmente um número cada vez maior de participações. Até à data, aderiram 1184 cidades de 81 países, entre os quais Portugal.

Neste sentido, a Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19 dirigiu um pedido ao Município de Sintra para que participe neste movimento mundial iluminando, no último dia do mês, um edifício simbólico, exprimindo assim a afirmação do valor da vida.

A AI sugere ainda outras formas de colaboração adaptáveis à disponibilidade de cada município, com o objectivo principal de envolver toda a comunidade.

Cada cidade pode por exemplo declarar o dia 30 de Novembro como o Dia da Vida – Contra a Pena de Morte, ligar a página inicial do seu sítio na Internet com as da Comunidade de Sant’Egídio ou da Amnistia Internacional Portugal, respectivamente www.santegidio.org/pdm/logo_cities.htm e www.amnistia-internacional.pt, que dispõem da lista das cidades estrangeiras e portuguesas aderentes, empenhar-se em iniciativas culturais e de sensibilização da opinião pública em datas significativas pela defesa dos Direitos Humanos, divulgando-as através dos canais próprios, acender 95 velas, tantas quantos os países que já aboliram a pena máxima, no pelourinho, promover, nas escolas, debates sobre o valor da vida.

A Amnistia Internacional Portugal emitirá um comunicado de imprensa, no dia anterior à iniciativa, onde divulgará a lista de Municípios aderentes, sem prejuízo de produzir outro tipo de informação com vista à divulgação da iniciativa.

Uma participação maciça das cidades portuguesas transmitiria a mensagem inequívoca de que a pena de morte deve ser abandonada. Por outro lado, ao aderir a esta iniciativa, estaria a garantir que Portugal e os portugueses, através do seu município, estão motivados para apoiar a luta pela abolição da pena capital, e, acima de tudo, empenhados na defesa dos Direitos Humanos.

Sem comentários: