sexta-feira, novembro 26, 2010

ONU adverte Coreia do Norte contra isolamento

O relator especial da ONU para os Direitos Humanos na Coreia do Norte disse hoje, em Seul, que o regime de Pyongyang não deve procurar o isolamento e defendeu a continuação da ajuda humanitária ao país.

Marzuki Darusman, nomeado para o cargo em Junho, está na sua primeira missão na península coreana, mas, como aconteceu com seu antecessor, foi impedido de entrar na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) - o nome oficial da Coreia do Norte.

"A RPDC não deveria estar isolada quando tem mais necessidade de apoio e de cooperação da comunidade internacional, para responder à situação dos direitos humanos e às necessidades humanitárias", declarou Darusman.

O relator recordou que, em Setembro, a Cruz Vermelha Sul-Coreana prometeu enviar uma ajuda de milhões de dólares, que inclui 5 mil toneladas de arroz e 10 mil de cimento, à Coreia do Norte, país afectado por graves inundações em Agosto.

O programa de ajuda foi interrompido esta semana, depois de o Exército norte-coreano ter bombardeado uma ilha sul-coreana e matado quatro pessoas.

AFP

Sem comentários: