domingo, novembro 14, 2010

Sara Ocidental: Acordo de Madrid foi há 35 anos

Cumprem-se hoje, 14 de Novembro, 35 anos sobre o Acordo tripartido de Madrid, pelo qual Espanha cedeu a Marrocos e à Mauritânia — a troco de compensações que se mantiveram secretas durante anos — o território da sua colónia do Sara Ocidental. O pacto integrava uma declaração política e vários anexos secretos.

Para o Sara Ocidental, que Rabat considera parte do território nacional, contra o que afirmam os sarauis, autóctones que não foram ouvidos no processo e declararam a independência, começava então um drama que levaria a uma guerra e, posteriormente, a um cessar-fogo e a negociações com vista a um referendo autonómico que derrapa no tempo, acompanhado por incidentes como o assalto, no dia 8 do corrente, ao acampamento de Gdaim Izik, nas imediações de El Aaiún, de consequências trágicas, cujas circunstâncias devem ser investigadas.

A Amnistia Internacional, em comunicado emitido entretanto, instou as autoridades de Marrocos a abrir uma investigação independente aos eventos que levaram a um número muito significativo de mortos e feridos, e a um número ainda indeterminado de prisioneiros, nesta acção.

Sem comentários: