sábado, dezembro 04, 2010

Liberdade para Liu Xiaobo


Concentração da AI a favor de Liu aquando da visita de Hu Jintao a Portugal

À medida que se aproxima a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, este ano atribuído ao activista pelos direitos humanos chinês Liu Xiaobo, a Amnistia Internacional Portugal voltar a chamar a atenção para o seu caso. Recordamos que se encontra a cumprir uma pena de 11 anos de prisão, e que a sua situação de isolamento se agravou após o anúncio do prémio. Para além disso, a sua mulher foi colocada em prisão domiciliária para a impedir de visitar o marido ou de manter qualquer contacto.

É muito importante que se faça pressão junto das autoridades chinesas para que libertem Liu Xiaobo e a sua mulher Liu Xia.

Assine o apelo dirigido ao Presidente da República Popular da China.

Aproveite também para escrever uma mensagem de solidariedade para Liu Xiaobo que a Amnistia Internacional se encarregará de fazer chegar à prisão onde ele se encontra.

Basta imprimir, assinar e devolver este postal, para:

Co-Grupo da China
Avenida Infante Santo, 42, 2º
1350-179 Lisboa

Liu Xiaobo está a cumprir pena de 11 anos de prisão por ter divulgado na Internet a Carta 08, em que pedia reformas graduais, conducentes a uma China democrática e respeitadora dos direitos humanos. Liu Xiaobo foi punido por ter usado o seu direito à liberdade de expressão, consagrado no Artigo 35º da Constituição da República Popular da China. Foi acusado de "subverter o poder do Estado". E tudo o que ele aí defende está garantido pela Constituição da República Popular da China ou pelo Plano Nacional da China de Acção para os Direitos Humanos (2009-2010) publicado pelo Gabinete do Conselho de Estado da República Popular da China, em 13/4/2009.

A mulher de Liu Xiaobo, Liu Xia está, ilegalmente, em prisão domiciliária, desde que foi visitar o marido à prisão para lhe comunicar a atribuição do Prémio, não lhe tendo sido atribuído qualquer delito.

Sem comentários: