quinta-feira, dezembro 09, 2010

Vigília de solidariedade com Liu Xiaobo


Manifestação a favor de Liu Xiaobo


O activista chinês Liu Xiaobo, Prémio Nobel da Paz 2010, está a cumprir pena de 11 anos de prisão por divulgação, na Internet, da Carta 08, em que pedia reformas graduais, conducentes a uma China democrática e respeitadora dos direitos humanos.

Liu foi acusado de "subverter o poder do Estado". O que defendeu, porém, está garantido pela própria Constituição da República Popular da China e o Plano Nacional da China de Acção para os Direitos Humanos (2009-2010), publicado pelo Gabinete do Conselho de Estado da República Popular da China, em Abril de 2009.

Liu Xia, mulher de Liu Xiaobo, está também detida, em prisão domiciliária, desde que foi visitar o marido à prisão para lhe comunicar a atribuição do Prémio, não lhe tendo sido atribuído qualquer delito.

Ninguém da família de Liu Xiaobo foi autorizado a deslocar-se a Oslo para receber o Prémio Nobel e o Embaixador da China tem feito pressão junto dos outros colegas acreditados em Oslo para que os seus governos não assistam à entrega do galardão.

Os governos da União Europeia estarão representados, mas houve seis que declararam que boicotariam a cerimónia, entre eles o Cazaquistão, Rússia, Cuba, Marrocos e Iraque, e 16 que não responderam ao convite do Comité Nobel para estarem presentes.

Tradicionalmente, no dia 10 de Dezembro, às 19h00 realiza-se em Oslo um desfile de archotes em honra do Prémio Nobel da Paz desse ano. O laureado costuma assistir a este desfile na varanda do Grande Hotel de Oslo. Como este ano o premiado não poderá estar presente, por estar preso, a Amnistia Internacional convida os seus activistas a realizarem cerimónias com velas ou archotes nesse dia, à mesma hora.

Por proposta da Amnistia Internacional Portugal - Co-Grupo China, a Amnistia Internacional Portugal - Grupo 19 pede aos seus membros, apoiantes e simpatizantes, e bem assim à população sintrense, que, em sítio visível acendam velas, ou archotes.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://ocastendo.blogs.sapo.pt/1068544.html