terça-feira, fevereiro 08, 2011

Jean-Claude Duvalier - terror e morte

Para marcar o 25º aniversário da saída do antigo Presidente haitiano, Jean-Claude Duvalier, do país, a 7 de Fevereiro de 1986, a Amnistia Internacional (AI) tornou público uma série de depoimentos em vídeo de vítimas de abusos dos Direitos Humanos cometidos durante o Governo de Duvalier. Os depoimentos foram reunidos pela AI em 1985, quando o ditador ainda se encontrava no poder.



Os testemunhos incluem os de Yves Médard, detido arbitrariamente em 1983, o de Evans Paul, detido e torturado em 1980, Mark Roumain, detido injustamente durante três anos, e o de Sylvio Claude, detido arbitrariamente e submetido a maus-tratos em várias ocasiões.

“O facto de o Haiti estar actualmente a investigar os abusos cometidos durante o Governo de Duvalier, representa um grande passo em frente”, afirmou Gerardo Ducos, perito da Amnistia Internacional sobre o Haiti. “Contudo, é imperativo que as autoridades não percam tempo e façam deste um processo rápido e justo, as vítimas merecem-no”.

Durante o Governo de 15 anos de Duvalier (1971-1986), a AI documentou inúmeros casos de detenções arbitrárias, tortura e desaparecimentos.

O antigo Presidente encontra-se actualmente em Port-au-Prince e está sob investigação das autoridades locais, por acusações de corrupção e de abusos dos Direitos Humanos.

Amnesty International

Amnistia Internacional Portugal

Sem comentários: