sexta-feira, junho 24, 2011

Associação Cultural Moinho da Juventude



Nascida de um trabalho informal de animação de crianças, organização de mulheres e luta pelo saneamento básico, nos primeiros anos da década de 80, a Associação Cultural Moinho da Juventude assume-se hoje como um Projecto Comunitário. Foi construída pelos próprios moradores que se confrontavam com problemas comuns e que através duma acção conjunta foram alargando e consolidando os alicerces e objectivos da sua acção. [...]

As actividades da Associação desenvolvem-se a nível social, cultural e económico, e nas mesmas estão envolvidas crianças, jovens e adultos.

A nível social mantém um "Núcleo de Apoio aos Moradores", que luta pela melhoria das condições de habitação, limpeza e higiene do Bairro [Cova da Moura], a sua legalização e a legalização dos moradores migrantes. Na área da saúde, mantém círculos de debate e apoia acções de prevenção.

Preservar e divulgar a cultura de origem dos moradores tem sido um dos eixos das suas actividades, traduzida na criação de grupos culturais como o Kolá S. Jon, o Grupo de Batuque Finka Pé , este último com várias actuações fora do Bairro, como nos Encontros ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian, na EXPO 92 em Sevilha, na EXPO 98 em Lisboa, no Festival Internacional de Teatro de Almada e no Centro Cultural de Belém.

[...]

Associação Cultural Moinho da Juventude

Sem comentários: