terça-feira, novembro 11, 2008

Fundação Aristides Sousa Mendes quer construir museu dos direitos humanos

Na Lusa: "Aristides Sousa Mendes, cônsul português de Bordéus que salvou 10.000 judeus dos nazis, vai ser homenageado a 10 de Dezembro e 26 de Janeiro, numa iniciativa que visa angariar fundos para a construção de um museu dos direitos humanos. "Estamos a tentar fazer uma recolha de fundos porque é importante recuperarmos a casa que foi de Aristides de Sousa Mendes. Queremos que seja um centro de memória, uma casa da paz onde as pessoas possam ir consultar livros ou o arquivo", disse à agência Lusa Álvaro de Sousa Mendes, neto do diplomata. A homenagem nacional a Aristides e Angelina de Sousa Mendes tem início a 10 de Dezembro com a inauguração de uma escultura memorial no jardim do Arco do Cego, em Lisboa, de autoria do mestre Manuel Carmo, dedicada ao diplomata português. A 26 de Janeiro haverá uma gala no Coliseu dos Recreios, que visa a angariação de fundos para reconstruir a casa de família do cônsul, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, para aí instalar um Museu da Paz e dos Direitos Humanos. Esta homenagem é organizada pela Fundação Aristides de Sousa Mendes e pela Comissão Organizadora da Homenagem Nacional a Aristides e Angelina de Sousa Mendes, sendo a Comissão de Honra presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva." [notícia completa]

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se esqueçam de homenagear também o Dr. Caeiro da mata e o Prof. Doutor Oliveira Salazar por terem organizado comboios que trouxeram judeus para portugal, além de terem recebido aqueles que foram enviados pelo vosso homenageado, sem esquecer que este sacou algumas massas áqueles.
Haja coerência.

Anónimo disse...

Disseram-me que um ex-embaixador português em Nova York prova que Aristides Sousa Mendes foi penalizado com um ano de inactividade com metade do seu vencimento, após o que ficou a aguardar aposentação compulsiva, recebendo nesse período o seu vencimento por inteiro. É verdade?