segunda-feira, maio 29, 2006

Imigração: Fatídica e macabra viagem

Na Rádio Renascença: "Ao constante fluxo de imigração ilegal de África para a Europa, sobretudo, para as ilhas espanholas das Canárias e os enclaves de Ceuta e Melilla - foi hoje acrescentada mais uma história. Onze corpos putrefactos foram encontrados numa embarcação à deriva, que foi encontrada no arquipélago das Barbados - a mais de 5 mil quilómetros de distância. Foram 135 dias de viagem forçada, que terá tido como partida um porto em Cabo Verde, no dia de Natal do ano passado. A bordo da referida embarcação estariam cerca de 50 imigrantes ilegais, que terão pago 1300 euros cada um a um cidadão espanhol para os transportar para as Canárias. O barco avariou-se, a meio da viagem, ao largo da Mauritânia, tendo sido rebocado para alto mar - onde foi depois abandonado à deriva. As autoridades de Barbados afirmam que as onze vítimas encontradas a bordo morreram de fome e sede. Os outros passageiros terão caído ao mar ou foram deitados à água pelos outros passageiros. Duas mensagens foram encontradas nos corpos das 11 vítimas, que atestam o desespero e a sua preocupação em garantir a entrega dos seus poucos fundos aos seus familiares. Numa das mensagens lê-se - "Quero enviar dinheiro à minha família em Bassada. Por favor desculpem-me e adeus. Isto é o fim da minha vida neste mar de Marrocos". A outra dizia "Sou do Senegal mas estava em Cabo Vede há um ano. As coisas estão muito más. Não penso que vou sobreviver. Preciso que quem quer que me encontre envie este dinheiro à minha família. Favor telefonar ao meu irmão Ibrahim." [notícia completa]

Sem comentários: