quarta-feira, julho 04, 2007

Depois de 18 anos de prisão, mais seis meses de pivação de direitos para Vanunu em Israel

Mais um ataque ao direito de expressão do técnico da central nuclear de Israel, Mordechai Vanunu. A sentença de seis meses de prisão sob a acusação de 14 violações - incluindo contactos com jornalistas e tentativas de deixar Israel e ir para Belém, na margem ocidental do rio Jordão – foi decretada a 2 de Julho. Em 1986 foi condenado por ter revelado ao jornal britânico Sunday Times segredos sobre as capacidades nucleares israelitas e submetido a prisão em condições desumanas.

Após a sua libertação, em 2004, Vanunu foi expressamente proibido de viajar – dentro e fora do país – de se associar e de expressar as suas opiniões. A AI, nesse mesmo ano, condenou estas restrições arbitrárias e tem vindo a pressionar as autoridades para que as retire.

O Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos – ratificada por Israel – no seu artigo 12, defende a liberdade de movimento dos indivíduos que residem num estado, a sua escolha do local de residência, assim como o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio.

Sem comentários: