quarta-feira, fevereiro 15, 2012

"Lampedusa" no dia 17 na Casa de Teatro


As reacções desencadeadas perante as crescentes notícias sobre naufrágios, o consequente número de mortos, repatriações, histórias incríveis de sobrevivência, constituem o material de trabalho de Lampedusa, a mais recente produção da Utopia Teatro, espectáculo dirigido por Susana C. Gaspar que sobe ao placo dia 17 de Fevereiro, na Casa de Teatro de Sintra.

“Este é um trabalho necessariamente enformado pela visão crítica de cidadãos de uma Europa que brilha aos olhos de quem parte de África”, afirma Susana C. Gaspar. “Cruzando diferentes narrativas sobre a ilha, incluindo o nosso próprio diário de viagem a Lampedusa, propomos uma reflexão performativa sobre alguns conceitos tangenciais a este tema: identidade, território e fronteiras.”


Lampedusa é o resultado de uma criação colectiva/colaborativa levada a cabo ao longo de vários meses, durante os quais a equipa criativa recolheu notícias, vídeos, reportagens, fotografias e mapas sobre o território e os eventos em causa, material documental que a equipa trabalhou com a intuição, espontaneidade e em work in progress. O guião do espectáculo surgiu deste processo, por meio de improvisações, escrita criativa e discussões em torno destes materiais, bem como do diário de viagem a Lampedusa que dois actores do elenco empreenderam.

Utopia Teatro

Sem comentários: